terça-feira, 21 de setembro de 2010

O PRIMEIRO PASSO!!!!

No dia 19 de setembro de 2010, por volta das 22h após conquistar o vice-campeonato no torneio Paulista de Badminton na Hípica, depois de um jogo bastante disputado, fui comunicado pelo técnico Luiz Martin e pelo Diretor Eduardo Martinez que estaria fora do Panamericano por equipes. O argumento utlizado naquele momento foi o de que "faltou algo a mais" nos treinamentos.

Inconformados pela inconsistência da argumentação, minha mãe, meu irmão e eu fomos ao Centro de Treinamento para maiores explicações.
A Justificativa continou a mesma. Ao tentar explicar o que significava "algo a mais", técnico disse que o atleta não havia ficado no gelo, embora tenha tentado. Questionado se esse seria um critério de seleção, disse que não, mas que pesava na decisção. Numa segunda tentativa, foi possível ficar até o final.
Outro ponto abordado foi a alegação de que só participava dos treinos e musculação quando o treinador estava vendo, o que não se sustenta, pois o preparador físico, mesmo PRESSIONADO, não foi capaz de confirmar.

Perguntamos ao técnico se ele havia orientando ou advertido o atleta da sua "indisciplina" (assim colocado pelo treinador). O mesmo respondeu que não era sua função e já não tinha paciência" para me advertir. Qual é, então, a função de um técnico?

Minha mãe, enquanto educadora há mais de 30 anos, revoltou-se com a postura inadequada e anti-profissional de um dito EDUCADOR FÍSICO. Meu irmão citou com um belo exemplo as palavras do técnico: "É o mesmo que, numa escola, um professor aplicar cinco provas, não devolvê-las aos alunos e, no fim do ano, comunicar-lhe FRIAMENTE que foi reprovado."

Foram levantadas questões referente ao meu comportamento disciplinar. No entanto, havia ficado estabelecido por toda comissão técnica que o problema do passado já estava resolvido e que não mais seria levado em conta.

Após uma semana SEM QUALQUER INCIDENTE DISCIPLINAR e sem nenhuma orietação por parte do técnico, houve minha dispensa da equipe.

Sem argumentos, o técnico passou a citar exemplos da minha vida pessoal fora das quadras e fora do período de treinamento, baseado em "ouvi dizer" e, sem se quer escutar a minha versão, a qual explicaria sem nenhum problema, mesmo não sendo necessário já que são assuntos de minha vida particular.

Tentando defender-se da acusação de falta de profissionalismo e de implicância pessoal comigo, o técnico disse que a minha convocação para os treinos provava o contrário. É evidente que a convocação para os treinos tinham que acontencer. Senão, como justificar que o primeiro colocado no Ranking Nacinal estaria "fora" da lsita de convocados?
Se isso acontecesse, seria passar um atestado de sua total incompetência para o cargo e assinar em baixo.

Diante de tamanha inconsistência de argumentos, só restou a indignação, a revolta e a certeza de que, infelizmente, ainda temos profissionais que envergonham a categoria que representam.

Esperamos que esse relato não seja um documento a ser desprezado, mas que leve à reflexão e à MUDANÇAS para a credibilidade do Badminton Brasileiro no meio esportivo.

Faz muito tempo que só se trocam atletas e as reclamações são sempre as mesmas... Alguma coisa está errada não?

15 comentários:

  1. acho que é legal ressaltar que o blog e a crítica que o piti está fazendo, não são contra pessoas específicas mas sim a uma situação que vem se repetindo a mto tempo no badminton.
    Galera quem faz o badminton são os atletas!!! A união faz a força!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!
    Vamo participar galera!!
    Em breve mais textos por aqui!!
    SIGAM O BLOG, COMENTEM, DIVULGUE!!!

    A UNIAO FAZ A FORÇA!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza!!
    Isso é uma falta de seriedade, levou totalmente para o pessoal esse critérios de corte, isso envergonha o Badminton brasileiro!

    A união faz a força!!

    ResponderExcluir
  4. É cara, ja vi esse filme antes vááárias vezes com muitos outros e mesmo depois de parado da pra perceber que as coisas continuam iguais, e até quando? Enquanto isso não mudar vai ser totalmente amador o esporte e enquanto sempre os mesmos tiverem oportunidades as coisas não vão pra frente, pois pra que adianta treinar e se dedicar tanto se no final tudo vai continuar igual, os mesmos vão viajar e mesmo com muitos argumentos tudo parece ser ignorado e nada muda.

    APOIO 100% A IDÉIA DO SITE...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Essa iniciativa é muito interessante, pena que as circunstancias não, mais é com atitudes assim que vamos mudar as coisas e o esporte é muito mais que isso.

    A UNIÃO FAZ A FORÇA

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. soh desanima o badminton brasileiro... mais enfim, A UNIAO FAZ A FORÇA, e apoio total essa manifestação

    ResponderExcluir
  9. Vergonhosamente não só o critério de convocação da seleção principal está errado. A Confederação vem reiterada e inadvertidamente cometendo falhas incomensuráveis prejudicando os atletas de auto rendimento e a própria seleção de Juniores também. Me refiro especificamente a mais um fato, qual seja, a mudança de critério para a seletiva do Panamericano Junior de Santo Domingo, "criando--se" nos bastidores, regras de classificação para duplas da sub 15 em diante. Com argumento lógico e matemático, presenciamos um verdadeiro "racha" na seleção, posto que alguns atletas de auto rendimento, com toda a razão, não querendo ratificar e participar desta atitude de beneficiamento pessoal de alguns atletas em detrimento de outros, não quiseram participar da "seleção" brasileira. Por lógico, se fossem usados critérios de bom senso e de acordo com as regras anteriormente estabelecidas, este "racha" na seleção não teria havido e os resultados, quiçá e por certo, seriam outros que não o quarto lugar. Deixo claro que este quarto lugar é honroso e que todos os atletas participantes da seleção estão de parabéns, mas as atitudes tomadas pela direção no tocante a convocação e as regras da seletiva foram lamentáveis e somente contribuíram prejudicialmente ao nosso querido esporte.
    O Badminton, como todo esporte, é feito pelos próprios atletas, não podemos mais admitir que a "cartolagem" destrua um trabalho árduo realizado pelos clubes e entidades, bem como por várias pessoas apaixonadas pelo esporte.

    Especificamente ao Piti, pessoa que sabe que o considero como meu filho, não tome esta atitude política como derrota, mas sim como lição de vida e de como não agir.
    A todos os meus filhos do Badminton digo “VAMOS MUDAR ESTA BAGAÇA”

    ResponderExcluir
  10. o Fabio desta ultima mensagem é o Fábio Costa

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. É isso ai Piti!!! Essa vergonha tem que acabar. Não tem como não se indignar com essa diretoria.
    Como disse o Fabio: O Badminton, como todo esporte, é feito pelos próprios atletas, não podemos mais admitir que "pessoas" destruam um trabalho árduo realizado pelos clubes e entidades, bem como por várias pessoas apaixonadas pelo esporte.
    A UNIÃO FAZ A FORÇA!!

    ResponderExcluir
  13. eu sei como é isso, já passei por isso,e posso garantir que nao é nada agradavel. Porém, os sonhos, tem que ser maiores do que isso.

    ResponderExcluir
  14. Convocação é um problema que não é de hoje.
    Para acabar com a SUBJETIVIDADE deste processo, deve ser definido de forma clara, os critérios à serem adotados.
    Porém, entendo que o mais importante, é compartilhar esta definição, envolvendo as Federações e também os Clubes e Entidades de prática.
    A SUBJETIVIDADE aliada a definições tomadas sem a participação de quem FAZ de fato o Badminton, vai continuar gerando Equívocos e Insatisfação.

    Beto Santini

    ResponderExcluir
  15. Quero parabenizar o atleta Luis Cereda pela coragem de ter criado esse blog. As discussões e as idéias estão aparecendo e esperamos ter grandes e profundas modificações no Badminton Nacional.

    Manoel Gori
    Presidente Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP
    011 91630628
    011 78967254
    93*5136

    ResponderExcluir