quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CBBd E OS TORNEIOS NACIONAIS!!!

Amigos,
Outro tema que devemos pedir explicações e reivindicações a nossa atual Confederação Brasileira de Badminton, é sobre a organização dos Torneios Nacionais, onde há responsabilidade é da própria entidade e das federações organizadoras.
Bom, quem jogou os torneios de Brasilía e Recife esse ano sabe muito bem que as condições para a nossa prática esportiva não eram as adequadas (Vento e luz) e, especificamente no torneio de Brasília a instalação utilizada não tinha a infra-estrutura externa necessária (restaurante, transporte, médicos etc.). Além de ser uma grande falta de respeito com nós atletas, realizar campeonatos onde é inviável a prática da modalidade acaba queimando o esporte e a própria entidade organizadora.
Muito me surpreende que no site da Confederação Brasileira podemos encontrar o regulamento editado no começo do ano pela própria CBBd e que não foi cumprido pois as exigências não foram atendias no que diz respeito aos artigos 11.11 até o 11.13.
Veja o que diz o regulamento abaixo extraído do site:
11.11. Providências que devem ser tomadas pelas entidades organizadoras quando da realização
de um Campeonato:
11.11.1. O ginásio onde será realizado o campeonato deverá estar em condições
adequadas de uso (iluminação, vestiários, segurança, claridade, sem entrada de
vento
);
11.11.2. 2 mesários trabalhando o dia todo, ou 4 se revezando;
11.11.3. Número suficiente de juízes de linha (de acordo com o número de quadras), caso
contrário não serão utilizados juízes de linha;
11.11.4. Caixa de Primeiro Socorros ou de preferência um médico ou enfermeiro;
11.11.5. Pódio e mural para divulgação dos resultados;
11.11.6. Premiação (medalhas);
11.11.7. Fornecimento de água para os atletas.
11.12. A Federação organizadora do campeonato fica responsável pela vistoria do local do evento,
bem como pelo cumprimento dos itens acima descritos.
11.13. O não cumprimento das normas descritas neste documento poderá ocasionar o
cancelamento do evento pela CBBd.
A pergunta é: por que o regulamento não foi cumprido?
No torneio de Recife, realizado à algumas semanas, o senhor Hilton Fernando que estava na cidade uma semana antes do inicio da competição, pois estava ministrando o curso de arbitragem, foi até o local da realização do torneio e aprovou o local.
Outra pergunta que fica é: por que o Hilton aprovou o local?
Portanto, a Confederação Brasileira de Badminton, se realmente preocupada no crescimento da modalidade e não em motivos políticos deve fazer uma seleção mais criteriosa para a escolha das sedes dos Torneios Nacionais. Esse ano, a CBBd demonstrou que não têm o mínimo de respeito e preocupação com nós atletas e com o Badminton.
Luis Cereda
ESTÁ NA HORA DE MUDANÇAS!!! VIVA O BADMINTON!!!

19 comentários:

  1. bem estou de acordo com todos esses criterios citados acima, mas esqueceram de uma coisa além da pessima iluminação e do maudito vento que atrapalha qualquer atleta, isso tudo só acontece pelas pessimas escolhas dos ginasios escolhidos pela CBBD, cadê os tapetes da CBBD para que servem acho que so para embelezar o CT pois garanto que em Recife e em Brasilia não colocaram os tapetes!!! desse jeito é melhor arma a redinha na praia que vai vazer o mesmo efeito a ventania igual e a iluminação perfeita !!! a ventania pra refrescar os atletas e a luz para que os atletas tenham uma boa visão do adversario !!! MUDA BADMINTON...
    a uinão faz a força !
    vamos todo mundo contribuir para gritarmos
    !!VIVA O BAMINTON!!

    ResponderExcluir
  2. Wenderson Alves,

    Vc tocou em um assunto bastante interessante: Os tapetes!!!
    Sobre isso tenho uma história bastante interessante, do início de 2009.
    Um amigo, presidente de uma federação que me reservo no direito de preservar o nome para que não sofra retaliações da atual gestão da CBBd, questionou Celso Wolf sobre os tapetes. O ilustre presidente respondeu a ele que dois tapetes iriam para Paraná e Rio Grande do Norte e, quando questionado o porquê desta escolha, foi respondido que pq agora eles eram os Vice-presidentes da CBBd.

    Mais uma vez não houve qual quer critério, os tapetes foram usados como barganha política.

    Wenderson, estamos nessa luta, MUDA BADMINTON e quando essa hora chegar daremos todos o grande
    VIVA AO BADMINTON!

    Grande abraço,

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais velho vai se ficando, percebe-se que não se viu tudo na vida. Esta atitude demonstra como as coisas são vergonhosamente conduzidas. O tapete, que custa pouquinho e foi adquirido com dinheiro público, foi dado de presentinho. Qual será a contrapartida?
    Ninguém é besta...

    Com relação ao também vergonhoso e inaceitável campeonato de Recife, qualquer justificativa é inadmissivel. Aquilo só serve para jogar "bolinha de gude" porque não seria necessário se fazer os buracos.

    Outra coisa foi o absurdo da qualidade técnica dos árbitros, diga-se de passagem, até sem culpa deles porque não é possivel aprender a arbitar em três dias.

    A falta de organização e a cara de pau são muitas.

    ResponderExcluir
  4. sem contar o campeonato de brasília, onde na categoria de badminton adaptado os atletas não tinham acess adequado as quadras e assim os cadeirantes tinham que infrentar uma arquibancada enorme para chegar até as quadras e na maioria das vezes tendo que ser carregados. Daí eu te pergunto será que alguém foi ver o ginásio antes do campeonato para saber se tinha as condições mínimas para a realização de um campeonato de badminton adaptado? Isso sem contar a iluminação e a boa e velha entrada de ar tapada com sacos de lixos que atrapalhavam tanto os atletas cadeirantes quanto os não cadeirantes.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. esses tapetes ficam la no CT só pra fala que tem, pq quando precisa, não levam pra lugar nenhum, ´´porque sai muito caro leva de caminhão...`` shaushaus piadaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. Não estamos falando de qualquer campeonato, estamos falando de NÍVEL NACIONAL. Não é aceitável que lugares desses sejam palcos para esse nível de torneio, como o Guilherme Pardo disse em outro post, boicota.
    E a crítica não é só à Confederação, a FEBASP também tem organizado torneios sem condições de jogo, por exemplo: Praia Grande, São Bernardo, CEPEUSP,Santo André; esses são lugares com vento (muito), comida (quando tem) de péssima qualidade, com banheiro longe e sujo, e ginásio com goteira (no campeonato da USP metade das quadras ficaram interditadas).
    Responsáveis, por favor, analisem onde vocês estão colocando os atletas, porque eles treinam para jogar badminton, e não para traçar estratégia para adequar seu jogo ao vento do ginásio.

    ResponderExcluir
  7. Lembro certinho dafrase do Daniel Paiola quando jogou na CEPEUSP:"Que merda de ginasio é esse?"
    tinha tapete mas o vento atrapalahava muitoe tinha goteras,na qual ele escorregou antes de falar tal frase.

    outro ponto do torneio de Recife foram os arbitros,arbitros que não sabiam a regra direito,que não prestavam atenção aos jogos.....QUE PORRA É ESSA CBBd?

    Não vou nem comentar o estado do ginásio de duas paredes que havia em Recife.Inaceitável.

    João Bertinato

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,
    Se puderem ajudar, ficaremos agradecidos!
    Aliás, devem ajudar!
    http://comissaodeatletas.blogspot.com/

    Obrigado
    Comissão de atletas

    ResponderExcluir
  9. Comissão de Atletas!

    Infelizmente vc não existe!!! Não tem legitimidade!! Ngm votou em vocês!!!
    Não seria melhor ter uma nova eleição e ai sim fazer a democracia operar?!?

    Luis Cereda

    ResponderExcluir
  10. Não tem mas condições de se jogar badminton de alto nível nos lugares que estão sendo as competições de âmbito nacional e estadual (SP), isso é um fato...Agora cabe aos dirigentes, analisar melhor os lugares onde escolhem para sediar torneios, o investimento feito por atletas e clubes para a participação é muito alta para jogarmos em lugares como estamos jogando...
    Se continuar assim os torneios, os atletas tem que se unir e tomar providências...lembrando
    A UNIÃO FAZ A FORÇA!!!

    ResponderExcluir
  11. Comissão de atletas,

    Todos vcs são pessoas dígnas, atletas com as melhores das intensões, reconheçam que não houve colsulta. Vamos fazer a coisa com transperência, chamem novas eleições, só assim teremos nossos verdadeiros representantes.
    Pensem nisso...

    VIVA O BADMINTON!

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com o piti...
    Essa comissão não tem legitimidade nenhuma, o justo seria ter uma votação por atletas para escolher uma...
    Brasil Open esta ai, mtos atletas do âmbito nacional vão estar lá, poderia acontecer a primeira eleição da comissão de atletas, participação de todos...o que vcs acham da idéia??

    ResponderExcluir
  13. O blog "muda badminton" já está provocando algumas iniciativas e isso me parece muito bom!

    A sugestão que a "comissão" colocou em seu blog é de fato um começo, mas antes de tudo seria pertinente a discussão da formação da mesma. Isso porque não houve nenhuma forma de votação para essa Comissão, que além de excluir atletas interessados em participar não é exatamente assim que recebe-se o apoio dos atletas.

    Não acredito que a CBBd tenha que realizar essa eleição para a comissão, mas sim a própria atual "comissão de atletas", estabelecendo um regulamento para a esta contendo quantidade de membros por estado e etc.

    Meu pensamento é o seguinte: se for para fazer, façamos direito!

    VIVA!

    ResponderExcluir
  14. comissão de atletas? pra mim isso é uma piada haha
    quem votou em vc??? deixe me ver.....
    NINGUÉM! A comissão está ai para representar os atletas logo deve ser votada pelos mesmos e não escolhida pela confederação.
    NOVA VOTAÇÃO UREGNTE!
    abraços

    ResponderExcluir
  15. repito o que disse no meu comentario, brasil open esta ai, nao seria uma opurtunidade de fazer uma votacao e a comissao ter um bom tempo de fazer um projeto para 2011??

    ResponderExcluir
  16. A galera que não aparece o nome e sobrenome no começo do comentário, poderia assinar o comentário. Acho que ficaria melhor! heuheuh

    ResponderExcluir
  17. Só lembrando que poucos de nossos atletas estarão no Brasil Open e muitos que estão começando mas já dão muito apoio como os de Brodowsky não estarão presentes.Então novamente estaremos tirando o direito de voto a muitos deles,incluindo eu mesmo.
    Obrigado,
    João Bertinato

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir