quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alguns erros de 2010!!!!

Amigos,
Esses fatos abaixo aconteceram no ano de 2010 através das decisões da Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Badminton (Luis Martin, Eduardo Martinez e Diego Ide). Quero deixar bem claro que não tenho nada contra os atletas citados abaixo, porém ilustram de forma verdadeira as incoerências e a falta de responsabilidade nas tomadas de decisões da CBBd atrapalhando e desmotivando muitos atletas em busca de seus objetivos. Errar é humano, persistir nos mesmos erros ou é falta de inteligência ou perseguição.
1-      Tirou a oportunidade do atleta Thomas Moretti (Campeão Panamericano Jr em Porto Rico, chegou em TODAS as finais dos torneios que disputou na categoria simples e perdeu apenas duas delas) de jogar a categoria simples masculina nos Jogos Sulamericanos e nem se quer o comunicou.
2-      Não convocou para a equipe brasileira para a disputa do Panamericano Jr, o melhor ranqueado sub-19 nas categorias simples e duplas Tiago Paiola, demonstrando com isso que os torneios nacionais (organizados pela própria entidade) não tem nenhum valor.
3-      Chamou o atleta Lucas Alves do Piaui para a disputa do Panamericano Jr., deixando de chamar atletas que durante a seletiva terminaram na frente do mesmo.
4-      Não convocou para a equipe brasileira para a disputa do Panamericano Jr, a melhor ranqueada sub-17 na categoria simples Ana Paula Campos, demonstrando também com isso que os torneios nacionais (organizados pela própria entidade) não tem nenhum valor.
5-       Não convocou para a equipe brasileira para a disputa do Panamericano Jr, a melhor ranqueada sub-19na categoria simples Renata Carvalho, demonstrando também com isso que os torneios nacionais (organizados pela própria entidade) não tem nenhum valor.
6-      Não convocou para os treinamentos da equipe brasileira para a disputa do Panamericano Adulto, o melhor jogador sub-17 do Brasil Victor Moretti, mesmo ele se destacando nos últimos torneios e levando grande vantagem no confronto direto com atletas convocados.
7-      Cortou o atleta Luis Cereda do Panamericano por equpes sem justificativas coerentes.
Como disse no post anterior, espero que esse documento sirva para reflexão e mudanças, pois como atleta e estudante de Educação Física estou cansado de ver o desrespeito, a falta de critério e a irresponsabilidade de alguns profissionais.

Participem, comentem e sigam o blog que sempre colocaremos novas revelações que TODOS os jogadores e amantes do Badminton necessitam ficar sabendo!!!

Obrigado,

Luis Cereda

22 comentários:

  1. Esses são apenas alguns dos erros, desde que essa diretoria assumiu em 2008 não teve uma convocação com transparência, que não houve reclamações!!!

    ResponderExcluir
  2. O Badminton é um instrumento de desenvolvimento humano, uma ferramenta para mudar a sociedade e está sendo banalizado pelos atuais gestores.
    O badminton não tem dono, o badminton é de domínio público! Hoje existem pessoas que se julgam donos do badminton, determinam arbitrariamente quem deve ou não ser ator ativo do contexto. Pessoas incompetentes, sem moral e sem caráter estão criando um ambiente de revolta na comunidade do badminton. Pessoas que de uma maneira ou de outra sempre carregaram a bandeira do esporte e que agora não podem sequer omitir opinião sem ter retalhações como resposta.

    É contextualizando essa lamentável situação que deixo aqui alguns versos da música de "Apesar de você" de Chico Buarque.


    Hoje você é quem manda
    Falou, tá falado
    Não tem discussão, não.
    A minha gente hoje anda
    Falando de lado e olhando pro chão
    Viu?
    Você que inventou esse Estado
    Inventou de inventar
    Toda escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar o perdão

    (Coro) Apesar de você
    amanhã há de ser outro dia
    Eu pergunto a você onde vai se esconder
    Da enorme euforia?
    Como vai proibir
    Quando o galo insistir em cantar?
    Água nova brotando
    E a gente se amando sem parar

    Quando chegar o momento
    Esse meu sofrimento
    Vou cobrar com juros. Juro!
    Todo esse amor reprimido,
    Esse grito contido,
    Esse samba no escuro

    Você que inventou a tristeza
    Ora tenha a fineza
    de "desinventar"
    Você vai pagar, e é dobrado,
    Cada lágrima rolada
    Nesse meu penar

    Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença

    E eu vou morrer de rir
    E esse dia há de vir
    antes do que você pensa

    Como vai se explicar
    Vendo o céu clarear, de repente,
    Impunemente?
    Como vai abafar
    Nosso coro a cantar,
    Na sua frente.
    Apesar de você.

    ResponderExcluir
  3. o maior erro foram os ataques no drive abaixo da fita da rede

    ResponderExcluir
  4. nao teve convocaçoes claras e acho que isso nao vai mudar de uma hora pra outra.. é preciso de mudança e URGENTE ! como disse o thomás: A UNIÃO FAZ A FORÇA e vamos conseguir fazer o badminton ser levado a serio no Brasil

    ResponderExcluir
  5. Doa a quem doer a verdade será dita!
    chifre é igual a barba se não cortar cresce,
    e a CBBD ta igual a chão de canil todos os dias aparece uma bost... novas, se não limparmos logo a bost... vai feder cada vez mais!!!
    esperto que entendão essa critica pois para bom entendedor meia palavra basta....
    só lembrando que quem tentar fod... com meus bons amigos será fodi... antes!!!
    e para darmos finalizar só devo lembrar que a união faz a força. e
    VIVA O BADMINTON
    ass: ESPETO
    pra quem não me conhece um bom amigo do
    luiz cereda o dono do blog...
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  6. Nossa..essa lista aumenta hein!!
    Vamos apontar mais alguns erros bizonhos:

    - Campeonatos realizados (pq organizados não dá pra dizer né?) nas cidades de Natal, Recife e Brasília. Com total desconhecimento do lugar e/ou total falta de noção do nosso esporte, que num nível de torneio NACIONAL deveria ser disputado em locais FECHADOS, sem vento, com locais para alimentação, vestiários, iluminação, etc.
    - Além da falta de transparência das convocações, não há transparência em nenhuma área de atuação da CBBd. A ausência de informações sobre o que se faz com os recursos do badminton brasileiro é uma VERGONHA!

    Tendo mais tempo..coloco mais coisas bizarras dessa gestão!
    Abraços...VIVA!

    ResponderExcluir
  7. Bem lembrado Bosco,
    Neste caso, a culpa não é do pessoal das cidades e sim dos dirigentes da CBBd. Ví em Recife, por exemplo, amigos subindo em andaimes e levantando praticamente outro ginásio de lona. Trabalhadores incansáveis, contudo inexperientes neste quesito de organização e que não foram devidamente acessorados pelos senhores da CBBd.
    O mais estranho é que o cunhado da esposa do atual presidente foi lá uma semana antes para dar um curso de árbitros e aprovou o local!!! Se visitarmos o site da CBBd no link: http://www.badminton.org.br/Regulamento_Competi_2010.pdf poderemos ver que o regulamento editado no começo do ano pela própria CBBd e que não foi cumprido, pois as exigências não foram atendidas no que diz respeito aos artigos 11.11 até o 11.13
    Vejam o que diz o regulamento abaixo extraído do site:

    11.11. Providências que devem ser tomadas elas entidades organizadoras quando da realização
    de um Campeonato:
    11.11.1. O ginásio onde será realizado o campeonato deverá estar em condições
    adequadas de uso (iluminação, vestiários, segurança, claridade, sem entrada de
    vento);
    11.11.2. 2 mesários trabalhando o dia todo, ou 4 se revezando;
    11.11.3. Número suficiente de juízes de linha (de acordo com o número de quadras), caso
    contrário não serão utilizados juízes de linha;
    11.11.4. Caixa de Primeiro Socorros ou de preferência um médico ou enfermeiro;
    11.11.5. Pódio e mural para divulgação dos resultados;
    11.11.6. Premiação (medalhas);
    11.11.7. Fornecimento de água para os atletas.
    11.12. A Federação organizadora do campeonato fica responsável pela vistoria do local do evento,
    bem como pelo cumprimento dos itens acima descritos.
    11.13. O não cumprimento das normas descritas neste documento poderá ocasionar o
    cancelamento do evento pela CBBd.

    A pergunta que fica é? Pq não foi cumprido o regulamento publicado pela CBBd???
    Pq
    Será para não desagradar os dirigentes locais pensando já nas eleições de 2012? Isso vale o bom andamento do campeonato, a boa imagem do badminton e a integridade física dos atletas???

    Com a palavra os atuais gestores da CBBd.

    Viva a moralização do esporte, VIVA O BADMINTON!

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  8. Nossa se eu colocar td q eu sei de coisa errada aqui da pra escreve um livro...o badminton grandes problemas e um dos maiores êh q sempre os mesmos tem prioridade e soh quem interessa viaja...e de todas as formas os amigos de amigos q estão no meio tiram proveito de algum jeito!!! Badminton sem vergooonha!!

    ResponderExcluir
  9. Vergonhosamente não só o critério de convocação da seleção principal está errado. A Confederação vem reiterada e inadvertidamente cometendo falhas incomensuráveis prejudicando os atletas de auto rendimento e a própria seleção de Juniores também. Me refiro especificamente a mais um fato, qual seja, a mudança de critério para a seletiva do Panamericano Junior de Santo Domingo, "criando--se" nos bastidores, regras de classificação para duplas da sub 15 em diante. Com argumento lógico e matemático, presenciamos um verdadeiro "racha" na seleção, posto que alguns atletas de auto rendimento, com toda a razão, não querendo ratificar e participar desta atitude de beneficiamento pessoal de alguns atletas em detrimento de outros, não quiseram participar da "seleção" brasileira. Por lógico, se fossem usados critérios de bom senso e de acordo com as regras anteriormente estabelecidas, este "racha" na seleção não teria havido e os resultados, quiçá e por certo, seriam outros que não o quarto lugar. Deixo claro que este quarto lugar é honroso e que todos os atletas participantes da seleção estão de parabéns, mas as atitudes tomadas pela direção no tocante a convocação e as regras da seletiva foram lamentáveis e somente contribuíram prejudicialmente ao nosso querido esporte.
    O Badminton, como todo esporte, é feito pelos próprios atletas, não podemos mais admitir que a "cartolagem" destrua um trabalho árduo realizado pelos clubes e entidades, bem como por várias pessoas apaixonadas pelo esporte.

    Especificamente ao Piti, pessoa que sabe que o considero como meu filho, não tome esta atitude política como derrota, mas sim como lição de vida e de como não agir.
    A todos os meus filhos do Badminton digo “VAMOS MUDAR ESTA BAGAÇA”

    ResponderExcluir
  10. No campeonato de Recife presenciamos o maior absurdo em termos de organização e o local de realização dos jogos. Como podemos admitir que mesmo após uma vistoria prévia a confederação permitiu a realização naquele local? Percebe-se que existe muito mais um interesse político que conduz o esporte do que, como deveria, o aprimoramento técnico da modalidade. Não podemos nos esquecer que, dentre outras, custa muito caro a cada uma das famílias que enviam seus filhos para campeonatos fora de suas cidades. O mínimo que queremos é respeito. Se acham que Badminton pode ser jogado numa "lona de circo", pelos menos não nos façam de palhaços porque não trabalhamos ou atuamos neste picadeiro.

    ResponderExcluir
  11. Como diria Milton Leite: QUEE BELEEEZAA!!
    Se cumprissem o regulamento agora entao, metade dos campeonatos, se não todos, seriam cancelados.

    ResponderExcluir
  12. bem lembrado Bosco.o que muito me incomoda também é a não mobilização da comissão de atletas quantos aos torneios citados.Eu só pude estar presente em recife realmente...sem condições de cediar um torneio.

    ResponderExcluir
  13. essa palhacada tem que acabar!!
    Badminton decente JA!!

    ResponderExcluir
  14. Para quem acompanha o Badminton sabe que fatos lamentáveis não começaram a acontecer agora e injustiças já se arrastam a muito tempo.
    Os resultados obtidos pelo Badminton brasileiro e fruto do trabalho de entidades particulares,trabalho árduo de alguns aficionados, apaixonados, pais e atletas extremamente dedicados.
    Caros amigos do Badminton ao meu ver que em um esporte ainda amador diga se de passagem bem amador antes de dirigir e definir o “futuro”de atletas (crianças e jovens) ainda em formação e preciso conhecer o histórico de cada um pois em minha opinião nossa principal função como pais e educadores e a formação de homens que amanha formaram novos jovens.
    Pit parabéns pela coragem e iniciativa ATITUDES COMO ESTA SO FORTALECE MAIS AINDA MINHA AMIZADE E RESPEITO POR VC QUE ALEM DE AMIGO JÁ FOI MEU ATLETA E COMO MEU ESTAGIARIO AJUDOU A DIRIGIR QUASE 200 ATLETAS COM RESPAONSABILIDADE E DISCIPLINA.
    TENHO TOTAL CERTEZA QUE NADA VAI SUPERAR SUA FORÇA DE VONTADE E DEDICAÇÃO
    Paulo Pupo noguiera

    ResponderExcluir
  15. MUITO BEM CITADOS OS FATOS AQUI...

    GALERAA VAMO TODOS APOIA ESSA INICIATIVA...SE TODOS APOIAREM A GENTE CONSEGUE MUDA...

    ResponderExcluir
  16. Pensava que o badminton era um esporte indoor, mas tem pessoas que tentam/tentaram mudar isso...(Recife foi o exemplo disso)
    Temos que muda isso ai ...
    Assim não dá mais !!!

    ResponderExcluir
  17. Não cheguei a ir para recife mais fiquei sabendo por varias pessoas diferentes, que não foi um bom torneio, por que os torneios não podem ser em são Paulo? Falta de estrutura que não é, pois teve nesse ultimo torneio aproximadamente 400 jogos e 300 atletas e 20 entidades isso em um torneio estadual agora imagine em um nacional, bom não vejo nem um problema em ter torneio em recife, natal, santo Catarina, entre outros mais que tenha no mínimo uma boa estrutura, bom e isso. Parabéns piti pela sua coragem e não desista até você consegui o que você realmente quer.
    VIVA O BADMINTON !

    ResponderExcluir
  18. Não tem como cortar o primeiro do ranking brasileiro, isso apenas mostra que nem eles valorizam os campeonatos que organizam...
    Tem gente vivendo as custas do badmiton...

    ResponderExcluir
  19. Eu acho q vcs estao certos...pq eu por exemplo quero subir com o badminton mas com td isso q acabei de ler acho q vai ser bm dificil eu ir por exemplo desputar um nacional...e o q vcs prescisarem podem contar com o pessoal daqui de Brodowski...

    ResponderExcluir
  20. Vejo aqui muita coisa que realmente acontece de errado em nosso esporte. Concordo em genereo, numero e grau mas...Porque ao chegar em Recife, vendo as condiçoes do ginasio, ou melhor, a falta de condiçoes do ginasio, porque os atletas, dirigentes de clubes, tecnicos nao se reuniram e tomaram alguma atitude? Falo em radicalizar mesmo, ora, se nao foi cumprida a regra, imposta pela cbbd, deveriam boicotar e acionar a justiça desportiva para que tal torneio fosse cancelado e invalidado. Enquanto nao tomarmos atitudes drasticas de verdade, nao consiguiremos mudar o que esta errado. Acho muito bacana essa iniciativa do Blog mas sei que apenas isso nao ira mudar nada essa situaçao constragedora em nosso esporte.
    Gui Pardo

    ResponderExcluir