segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CONVOCAÇÕES: CRITÉRIOS SUBJETIVOS E MEDÍOCRES PARA A GRANDEZA DE UMA SELEÇÃO BRASILEIRA!

Caros amigos,
Este texto foi feito pelo atleta e meu amigo Tiago Paiola, que também está revoltado com a falta de critério e a maneira de seleção da CBBd. Apóio 100% o texto e vou assinar em baixo!
Leiam, reflitam e comentem... não se esqueçam que a UNIÃO FAZ A DIFERENÇA!!!! Não podemos deixar o BLOG parar, são 4500 acessos já!!! E mudanças estão por vir!!!

                Desde 2009, quando o novo Diretor Técnico (Eduardo Martinez) assumiu o controle da CBBd mais a Comissão Técnica (Luís Martin e Diego Ide), há um assunto que tornou-se bastante polêmico: CONVOCAÇÃO.
                Se não em todas, na grande maioria vem ocorrendo problemas. Os praticantes do esporte, via de regra, não entendem o critério utilizado para seleção dos escolhidos. Os responsáveis pelas convocações quando questionados, se embaralham, se confundem, falam um monte de coisas que não tem nada haver em si com a convocação e acabam realmente não tendo justificativas condizentes para as perguntas feitas.
                Moramos num país muito grande e em virtude do crescimento do Badminton vários estados aderiram à prática, com isso o número de praticantes subiu de uma maneira assustadora. Tais proporções tornaram a análise dos atletas inviável, gerando convocações parciais e baseadas num simples ACHISMO. As convocações, feitas pela diretoria técnica da CBBd, são baseadas na intuição de quem eles acham melhor(apesar de nem sempre ser o melhor), sem consultar os torneios e ranking. Um critério muito subjetivo e medíocre para a grandeza de uma seleção brasileira. O que levam alguns a pensarem que para ser convocado só basta ser amigo da diretoria técnica.
                A maneira como é feita é muito simplória: há atletas que não disputam campeonatos assiduamente, são mal rankiados,entretanto selecionados. Fica a dúvida se para ser convocado basta se esconder?
                Por que não se colocam as vagas onde elas devem, de fato, ser decididas? Na quadra! Tendo critérios justos, como ranking e seletivas. Será que isso é medo de que atletas queridos da seleção não consigam entrar?
                Em um esporte individual, onde sempre se está em competições, é quase inadmissível o tanto de surpresa que temos por convocação. Esta deveria ser basicamente o contemplamento do trabalho bem feito de um atleta que vem se destacando em torneios. Ao contrário do que ocorre hoje, pois cada convocação parece que é um motivo a mais de desânimos para quem vem se destacando e ganhando torneios.
                Se somos tão chorões como algumas pessoas da CBBd dizem(principalmente atletas do clube Fonte São Paulo), se sempre há tantos problemas por convocação, por que não colocar de uma vez a vaga para ser decidida na quadra? onde deverá valer de verdade.

Tiago Paiola Mantovani
Luís Cereda

VIVA O BADMINTON!!

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na seltetiva para o campeonato da República Dominicana, realizada em Campinas, eu procurei o Diretor Técnico da CBBd para esclarecer os critérios usados na hora de montar um grupo com Gustavo Pupo, Victor Moretti e mais um atleta do Miratus-RJ... não há dúvidas que esse grupo tinha ótimos( comparado aos outros brasileiros sub-17 ) candidatos para representar a seleção brasileira no Pan, entretanto, apenas um desses seguiria para 2ª fase do campeonato, os outros não teriam nem direito a repescagem... enfim, o Diretor me disse que o RANKING foi usado como critério, e realmente, se fosse verdade, eu não poderia reclamar de nada, pois estava em 33° lugar do ranking sub-17... será que eu realmente sou o 33° atleta sub-17 ? Acredito que não, mas como não pude ir aos campeonatos, não fiquei bem rankiado. Essa história me serviu de introdução para tirar algumas dúvidas com a CBBd... Quais foram os critérios usados para selecionar os atletas que farão parte da equipe brasileira ? Mudou, não é mais o RANKING ? Luis Cereda não é o 1° colocado ? Por favor, não digam que foi " ACHISMO "... eu não preciso nem consultar o ranking pra dizer que Luis Cereda é merecedor de uma vaga nessa equipe... MUDA BADMINTON !

    ** Viva o Badminton **

    Gustavo Pupo Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o gustavo , dizer que a não convocação do atleta foi ACHISMO é uma mentira, pois não é preciso nem consultar o ranking para saber a verdade...

    ResponderExcluir
  4. Por muitas vezes o melhor meio de selecionar pode não ser pelo ranking,porém ,normalmente(com algumas excessões),o 1º colocado do ranking é capacitado de ser convocado,por que para estar lá é preciso ganhar ou adiquirir pontos em uma série de campeonatos,como acho que é o caso do Pit e do Tiago.A não convocação dos dois para a equipe(adulta e junior)foi mais do que um erro da diretoria.
    Mesmop assim tenho que concordar que em alguns casos é preciso levar em consideração o quisito jogo.O Daniel Paiola não tem um ranking alto nacional,mas ele é mais do que capaz de representar nosso país.

    Resumindo a convocação só não pode ter dois critérios:Intimidade e comodidade.
    Não vou convocar alguem porque eu gosto dessa pessoa ou porque é mais fácil.
    Se forem esses os critérios(que é o que parece),com certeza temos que tomar alguma atitude.

    João Bertinato

    ResponderExcluir
  5. É lamentável essa gestão da CBBd....onde está escrito os critérios de convocação, no twitter/blog da comissão de atletas? (Que está prometido há muito tempo mas que até hoje não se sabe qual é o nome do mesmo...)
    Outro ponto é o RANKING... se ele não é levado em conta na convocação, porque ele existe?....
    E a SELETIVA; é muito injusto colocarem 40 pessoas na seletiva para 3 vagas sem ter se quer uma repescagem... A maioria dos atletas tem como meta principal no ano, a classificação para o PAN Jr... Imaginem, se um atleta que treinou e se esforçou o ano inteiro para conseguir a classificação, perde na primeira rodada da seletiva para o melhor de sua categoria ... todo esforço feito por ele se resume a UM jogo??? sem poder se quer jogar uma repescagem!!!
    Além de que esse mesmo atleta pode ser muito superior aos outros que estão preenchendo as outras vagas(que pegaram chaves mais fáceis)
    Isso é justo?
    Está na hora de repensarem isso..
    Igor Ibrahim

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos os comentários feito aqui...
    São fatos que precisam ser revistos, espero que nosso esforço não seja átoa, pelo menos explicações merecemos...

    ResponderExcluir
  7. O problema da convocação foi criado pela própria CBBd. Explicarei meu ponto de vista em outro post, mas, basicamente, ao colocar campeonatos nacionais em estados distantes e em feriados, atendendo às vontades políticas e não técnicas, estes eventos tornam-se caros e, por consequencia, pouco atrativos aos atletas.

    Quem toparia pagar mais ou menos 600-800 reais para jogar em Natal/Recife/Brasília para jogar em condições não tão apropriadas pela a disputa de um campeonato?

    Por mais que alguns clubes possam subsidiar as viagens, nem todos podem fazer o mesmo.

    Como consequencia, o nível técnico do campeonato cai, grandes confrontos (oportunidades para se avaliar os atletas em condições diferentes das doss treinos) não acontecem e o ranking fica completamente distorcido.

    Se realmente acontecer um Nacional em SP, em Dezembro, todos vão ver um evento de altíssimo nível técnico, com atletas preparados e brigando entre si em condições decentes de jogo. E será a única oportunidade do ano...

    Um brinde à incompetência e falta de planejamento da CBBd.

    Quando a política está em 1o lugar, o esporte só perde.

    ResponderExcluir
  8. É clara a situação: quando convém pra CDDb vale o ranking, quando convém não vale... ou seja, vale o que a CBBd acha que vale, sem respeitar resultados de torneios, ranking...

    Acho muito interessante os questionamentos feitos pelo Tiago Paiola: alguns atletas que não tem resultados expressivos fora do país, se escondem (quando jogam aqui, ganham e perdem, não ganham todos os jogos) estão sempre presentes nas convocações. Qual é o parâmetro para convocar esses atletas se não é possível compará-los com os que jogam por aqui?? Quantas vezes a CBBd e sua diretoria técnica os viu treinar?? Eles estão dando o algo a mais no treinamentos como foi ridiculamente falado por essa mesma diretoria no corte do meu irmão???


    Ser queridinho, se esconder fora do país... quais outros critérios pra seleção já que o ranking e os campeonatos nacionais não servem pra nada?!

    Porque não considerar o ranking/fazer uma seletiva?? Acredito que fazendo desta forma podemos valorizar os regulares (e que sempre conseguem bom resultados nos nacionais) e os campeonatos nacionais e os que estão em melhor forma técnica e fisica antes do torneio (atraves da seletiva)...

    Francisco Cereda

    ResponderExcluir
  9. A CBBd utiliza um critério pra cada torneio! Com isso eles sempre convocam os que les convêm!!!
    E o mais ridiculo disto tudo são as explicações do Diretor e Técnico da COnfederação!!!
    Vamos mudar o Badminton!!!!

    ResponderExcluir
  10. Não sou atleta de badminton, como a maioria que escreve aqui, mas como diretor de clube, gestor da modalidade, escrevo e espero contribuir.

    Referente a Comissão de atletas, a mesma somente tem legitimidade, se for eleita pelos atletas. Proposta: Realizar Eleições para a Comissão de Atletas.

    Sobre Critérios de Convocação, vários poderiam ser considerados e definidos claramente:
    1 - Melhores do Ranking, Nacional e Internacional,
    2 - Visão de futuro, isso é muito importante. Convocar hoje, pensando no amanhã,
    3 - Seletiva para vagas complementares,
    4 - Um Mix de tudo isso,
    Porém é importante que tudo seja definido de forma clara, com antecedencia, no início do ano, para dar condições aos atletas de se planejarem e definirem quais competições jogar.
    Importante, a partir do momento que foi definido, não pode ser alterado no ano, com objetivo de não prejudicar o planejamento realizado pelos atletas e clubes.
    Muito mais importante ainda: Envolver as Federações e Clubes, em um debate, sobre o Regulamento e Critério. Realizar um encontro anual, onde em um ou dois dias, se debate todos os pontos e depois defini-se o que for melhor para o BADMINTON NACIONAL.

    Sobre o sistema de disuta do campeonato nacional, a sujetividade deve ser reduzida ao mínimo. Sugestões de como fazer:

    1 - Definir os locais / Estados para realização das etapas, através da pontuação de cada estado no ranking nacional de simples masculino e feminino....quem for o primeiro poderia sediar duas etapas e assim por diante,

    2 - A pontuação das etapas seria definida, após o encerramento das inscrições e consideraria, a pontuação dos atletas inscritos, conforme definido no item 1,

    Issso acabaria com a subjetividade e teríamos regras claras e lógicas, podendo evitar o que o Lucas disse em seu comentário.

    Imagino que muitos tenham idéias e propostas como essas ou até melhores........
    Vamos lá, opinem e deem sugestões, assim poderemos ter algo menos subjetivo.

    Pelo menos, irão verificar que existem idéias interessantes, que devem ser ouvidas.
    Ninguém consegue ter a razão sempre, temos que compartilhar decisões, com isso o resultado pode ser muito melhor.

    Beto Santini

    ResponderExcluir
  11. Beto,

    Pode ser uma idéia boa para definir os locais de competições.
    Uma idéia que surgiu e que será colocada na internet para sugestões é seguir o modelo da BWF.
    Os campeonatos no Nordeste podem existir ou em Brasilia, qualquer lugar que seja, mas seguiremos pontos distintos para o campeonato conforme as condições oferecidas.
    Por exemeplo, campeonatos na Colombia, Suriname não são campeonatos excelentes, por isso valem menos pontos no ranking mundial.
    Eu estou esperando resposta de mais pessoas da comissão de atletas e postarei na internet para discussão geral.

    Abracos
    Hugo L. Arthuso
    Membro da Comissão de Atletas

    ResponderExcluir
  12. Até q enfim a "Comissão de Atletas" se manifestou!!!

    ResponderExcluir
  13. Os critérios para convocações precisam serem divulgados desde o começo do ano e bem claros, para os atletas poderem saber em quais campeonatos devem jogar para não gastar dinhero sem sentido ou convocar por ranking, mas precisamos de um critério bem claro.

    ResponderExcluir
  14. Segue-se algumas opiniões :

    -Imaginem, se um atleta que treinou e se esforçou o ano inteiro para conseguir a classificação, perde na primeira rodada da seletiva para o melhor de sua categoria ... todo esforço feito por ele se resume a UM jogo??? ( Igor Ibrahim )

    -Quem toparia pagar mais ou menos 600-800 reais para jogar em Natal/Recife/Brasília [...] Como consequencia, o nível técnico do campeonato cai, grandes confrontos (oportunidades para se avaliar os atletas em condições diferentes das dos treinos) não acontecem e o ranking fica completamente distorcido. ( Lucas Araujo )

    -É clara a situação: quando convém pra CBBd vale o ranking, quando convém não vale... ( Francisco Cereda )

    -A CBBd utiliza um critério pra cada torneio! ( Luis Cereda )

    Essas opiniões foram destacadas pois acho interessante que as pessoas leiam, e tirem suas própria conclusões.

    ** VIVA O BADMINTON **

    Gustavo Pupo Nogueira

    ResponderExcluir
  15. Espero que a comissão leia isso.
    Vocês não respoderam meu e-mail até hoje então espero que vocês leiam por aqui.
    Essa questão do ginásio tem que ser revista,não dá para jogar em ginásios onde as condições são impróprias.O badminton(entendo eu)não deve ser decidido em quem usa o vento melhor para jogar.
    Façam o papel de vocês,sejam a ligação atleta-confederação,vocês tambem jogam os torneios que jogamos,vocês sabem o que está acontecendo!

    João Bertinato

    ResponderExcluir
  16. Muito legal os comentários desse post, todos dando sugestões sem ofensas pessoais e fazendo prevalecer o verdadeiro sentido do blog, que continuem sempre assim os comentários...

    Hugo mto legal vc vir aqui dá sua opinião e a comissão ter um represante aqui...

    Apesar das primeiras visitas feitas por pessoas da conf aqui não foram bem vistas, seria importante alguém da CBBd aqui para dar a sua opinião e devidas explicações...

    Todos juntos vai dar resultado,MUDA BADMINTON!!!

    ResponderExcluir
  17. A seletiva para o Pan Jr. deve ser repensada, o badminton espalhou pelo Brasil e é possível assegurar aos atletas de melhor desempenho o direito de participar dos eventos internacionais.

    O grande problema é que pelo sistema que está hoje vai o que teve condição ou disposição financeira particular ou de algum patrocínio par pra viajar.

    O ranking na maioria das vezes não é fidedigno, os melhores colocados em suas categorias nem sempre são os que têm melhores desempenhos.
    Para citar um exemplo, o caso do PIT, acho o ranking justo, pois foi o campeão dos dois últimos, fora Recife ganhando dos jogadores de ponta, inclusive de vários que estão convocados. No caso do Gustavo não é, pois o mesmo consta como 33 no ranking da sub 17. 33° um jogador que se classificou entre os 4 o ano passado e este ano não teve disponibilidade de ir viajar mesmo estando em plena atividade nos treinos, mantendo seu nível de desempenho.

    O sistema de eliminatória dupla é interessante, porém houve uma grande falha ao ser aplicado na seletiva de Campinas:

    No sub 17 havia um grupo com 3 atletas, neste grupo, só se classificava 1 atleta. Desta maneira classificou-se 1 atleta deste grupo com 2 vitórias. O segundo, com 1 derrota, mesmo ganhando o jogo seguinte, não teve a chance de se recuperar.
    Os colegas professores de Ed. Física estudaram na faculdade a disciplina "Organização de Torneios e sabem bem que o princípio da dupla eliminatória é dar a todos a possibilidade de recuperação, elimina-se quem foi derrotado 2 VEZES.
    E não adianta colocar a culpa no software, o software é burro, tem que ser bem programado, ou desconsidera-lo em casos onde não atende as necessidades.

    A divisão das regras por modalidade é outra coisa que cheira mal. O diretor técnico dá a justificativa dizendo que nos EUA é feito desta maneira. Daí, dá pra analisar bem o erro: Não houve análise do contexto!
    EUA é EUA, Brasil é Brasil. Quem conhece os EUA sabe que lá há disposição financeira pra tudo, as academias atuam de forma independente, a Federação Americana pouco atua, simplesmente faz um seletiva e lava as mãos. As academias são formadas por gente abastada, classifica-se o garotinho só em duplas mistas e vai a família toda viajar. Uma beleza!
    A realidade do nosso esporte e do nosso país é outra, não podemos nos dar ao luxo nem banalizar o badminton como trampolim pro filhinho ir pro exterior fazer turismo.
    Concordo que as outras modalidades (duplas e duplas mistas) são importantes, contudo, com raríssimas exceções, não há especialistas em duplas no Brasil. Quando e se houver, uma sugestão seria atribuir pontos a cada uma das colocações das modalidades na seletiva, e considerar a somatória geral.

    Critérios justos, pensados por pessoas competentes!

    VIVA O BADMINTON!

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  18. Saíram sugestões boas aqui mesmo!
    Esse é o propósito do blog, mudar!

    VIVA O BADMINTON! E O PORTUGUÊS!!

    ResponderExcluir
  19. Segue o e-mail que recebi quando questionei a CBBd sobre a comissão de atletas:

    "Prezado Felipe,

    Está havendo um engano aqui.
    A CBBd nao tem nada a ver com a Comissao de Atletas, nem com a formacao, nem com a eleicao, nem com nada. A unica ajuda que oferecemos é divulgar no site da CBBd.Somente isto.
    Tudo relacionado com a Comissao deve ser tratado diretamente com ela e seus componentes. Problemas, sugestoes, eleicoes, informacoes. No site da CBBd tem os canais de contato com eles.
    Espero que tenha esclarecido e desculpe a falta de acentuacao pois nao tenho como corrigir no momento.
    Atenciosamente
    CBBd"

    ResponderExcluir
  20. Aldir Dantas, infelizmente você vê que os comentários da CBBd fogem do foco principal que na verdade é reconhecer o seu esforço e dedicação por aficcionamento pessoal em prol do esporte. Não desanime. Ao que me cabe tentarei ver com a Federação Paulista se conseguimos lhe enviar algum material, mesmo que usado. Coloco à disposição meu e mail para contato fabioguedes@irisa.com.br

    ResponderExcluir
  21. Esta resposta acima demonstra claramente a forma de atuação da CBBd, ou seja, sempre quando é questionada, sai pela tangente e joga a responsabilidade para outros. Mas vamos lá. Na verdade os critérios para a escolha de um atleta num pais continental como é o Brasil não é uma tarefa muito fácil. Acho que uma seletiva sempre será imprescindível, todavia nada impede que outros critérios sejam agregados. Um deles que me veio à mente, no tocante aos Juniores é o seguinte, por exemplo, atletas que conseguiram medalhas em competiçoes internacionais nos anos anteriores (Panamericano, Sulamericano, etc.) teriam a possibilidade de vagas, comprovando-se, apenas que participaram de torneios estaduais ou nacionais no ano seguinte ao da conquista. Digo isto porque um atleta de nível a ponto de conquistar uma medalha em competição tão díficil só precisaria comprovar que continua treinando. Participariam sim da seletiva, mas, caso caíssem na primeira partida, ingressariam numa repescagem por um chamado "indice técnico". Este "indice técnico" poderia ser composto, também, pelos que comprovassem que estão em pelo menos os 6 primeiros de seu ranking estadual.
    Vejam que isto é apenas um exemplo de critérios que podem ser considerados dando oportunidade igualitária a todos os atlétas de alto rendimento. Senhores, critério é sinônimo de "bom senso". O que não se pode admitir é como no ano passado que da noite para o dia, modificou-se o critério anteriormente estabelecido, sem se falar na falta total de bom senso no "sorteio" das chaves, onde posso citar diretamente dois atletas de auto rendimento que foram prejudicados descaradamente por este "sorteio" que foram Gustavo Pupo e Igor Ibrahim.
    Outra coisa que precisa mudar muito na CBBd é nos torneios internacionais somente darem apoio à seleção que disputa as equipes, esquecendo e desprezando os atletas que disputam as individuais. Isto além de ser uma atitude discriminatória é extremamente reprovável e burra posto que cria um "racha natural" nos atletas quew, na verdade, representam um só pais o Brasil.

    Quando se coloca, então, poder de mando absoluto para a CBBd que por suas próprias atitudes demonstram que não tem critério a não ser o político, aí complica.

    Como dizem as pessoas que moram em Santos "MOLECADA VAMOS ORGANIZAR ESTA BAGAÇA"

    ResponderExcluir
  22. Fabião falou tudo!!!!!

    VAMOS ORGANIZAR ESTA BAGAÇA!!!!

    ResponderExcluir
  23. Enquanto tivermos critérios subjetivos, não teremos convocações justas e coerentes.

    A Confederação no início do ano realizar um Congresso Técnico com todas as Federações onde seriam discutidos Regulamento, Calendário, Critérios de Convocação é um importante passo, pois todos democraticamente poderiam opinar, discutir, propor idéias, questionar e por fim votar nas melhores propostas.

    Manoel Gori
    Presidente da Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP
    011 91630628
    011 78967254
    93*5136

    ResponderExcluir