quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COMISSÃO DE ATLETAS 2 !!!

 Amigos,
O Muda Badminton, canal sério de comunicação, já consegue sua primeira conquista!
A atual Comissão de Atletas, que há 6 meses foi “criada” saiu do silêncio e da omissão e criou um blog para discussão, sugestões e idéias. Ótimo! Mais na verdade essa Comissão de Atletas não existe! Ela não possui legitimidade nenhuma já que não houve nenhuma votação para a eleição dos membros do grupo.
Nós do MUDA BADMINTON, estamos solicitando aos membros da tal Comissão para de forma democrática realizar a tão esperada e aguardada votação.
Vocês como pessoas sérias, atletas e amantes do Badminton vão pensar e ver que nossa exigência faz sentido e é muito válida para o desenvolvimento de nosso esporte.
Aguardamos um posicionamento de vocês e ficaríamos honrados com a participação de vocês aqui no MUDA BADMINTON!
OBS:
  1. Não vamos pedir para a CBBd pois segundo resposta da mesma, ela não é responsável pela eleição da Comissão de Atletas. Ela somente divulgará no Site Oficial as notícias e novidades.
  2. Não temos nada contra os atletas da atual Comissão, apenas somos contra a forma utilizada para a eleição dos mesmos. 
Obrigado,
Luis Cereda
Tiago Paiola
VIVA O BADMINTON!

14 comentários:

  1. O Amapá pergunta: O que é ser atleta? O que é que uma comissão de atletas pode fazer? Os atletas do norte, do nordeste ou de qualquer outra região tem peso diferente? Tem chances iguais?
    Aguardo ansioso por respostas, a fim de me posicionar melhor sobre o assunto.
    Um abraço a todos
    ALDIR DANTAS

    ResponderExcluir
  2. Aldir isso que temos discutir.
    Pois tenho certeza que todos aqui deste blog sao a favor de que haja um representante por estado.


    Viva o Badminton
    Abraços,
    Felipe Couto

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 1 atleta po estado está de bom tamanho,e cada estado poderia eleger o atleta que irá representá-los.

    João Bertinato

    ResponderExcluir
  5. Amigos, alguém sabe de quanto tempo é o mandato da comissão? de quem foi a idéia de criá-la? alguém já precisou dela? os atuais membros tem boa índole? tem mérito ou são só bodes espiatórios? eles podem fazer algo pelos atletas? Desculpem-me pela quantidade de perguntas, mais preciso delas pra esclarecer minhas idéias e opiniões.
    Abraço
    ALDIR DANTAS

    ResponderExcluir
  6. Aldir, não sei o que ocorreu com meu texto anterior, onde transcorri sobre a legitimidade de representação desta comissão de atletas.

    Todas as suas indagações são extremamente pertinentes e devem ser respondidas. Apenas me coloco no sentido de que se esta comissão de atletas que não se apresenta no blog, não assina texto e não foi eleita pelos próprios atletas, não possui legitimidade de representação.

    Solicitei aos atletas que se posicionassem no sentido de exigir imediatamente que esta "comissão de atletas" coloque seus "cargos" à disposição e efetivamente realisem um escrutínio para nova votação, estabelecendo "termo de mandato" (um ano ou no máximo dois é legal), regras de conduta e alcance da representação (não podemos nos esquecer que cada atleta está vinculado a um clube), atribuições e responsabilidades, bem como e principalmente ABRIR A QUEM QUISER SE CANDIDATAR para representar seus pares no esporte.

    Somente caso assim seja feito é que se poderá, também, cobrar-se alguma coisa desta nova comissão de atletas a ser eleita.

    Não podemos cobrar nada de quem não se comprometeu, bem como de alguém que não nos representa.

    Filhos do Badminton é importantíssimo que vocês façam esta comissão existir e funcionar

    ResponderExcluir
  7. Devemos primeiro fazer tipo um regulamento desta comissao, onde estarao quanto tempo sera o "mandato" quantos atletas de cada estado terão entre outras coisas importantes.
    O que para min deveria ser 1 por estado, já que hoje exitem 15 estados filiados a confederação.

    E tambem nas etapas de cada estadual em todo Brasil os atletas devem eleger o(s) representante(s) do seu estado,
    assim no ano quem vem já teremos uma nova comissão de atletas com ELEIÇOES de VERDADE.

    Felipe Couto

    VIVA O BADMINTON

    ResponderExcluir
  8. Prezados, apenas para esclarecer, embora eu não faça parte da comissão de atletas, porém fui convidado, a criação da comissão foi feita às pressas no início de 2010, durante o campeonato nacional de Londrina, justamente após a primeira punição feita ao atleta Luis Cereda. E logo após a sua criação, o atleta Hugo Arthuso se reuniu com a CBBd colocando em pauta a situação do Cereda, buscando uma solução e equilíbrio nesta questão.

    Os atletas que participaram da primeira etapa da Comissão de Atletas, já estavam cientes da importância de se realizar eleições, mas como foi montado em uma situação de “emergência” para buscar uma solução para o atleta Luis Cereda, e os atletas de SP não conseguiam ter diálogo com a CBBd (um atleta de SP me enfatizou esta questão),optou-se por convidar atletas que participam com maior freqüência das etapas nacionais.

    Como em Londrina o campeonato transcorreu com qualidade, com equipe médica à disposição, dentre outras condições importantes para que os atletas pudessem jogar um badminton de alto nível, acredito que a Comissão,recém criada, não tenha se preocupado em cobrar da CBBd para as próximas etapas.

    De fato, por informações que me foram passadas na época, na seletiva de Campinas, na Hípica, não tivemos fisioterapeuta ou equipe médica à disposição dos atletas. Talvez tenha sido o primeiro momento que a comissão de atletas pudesse participar e, inclusive, os atletas de SP, maioria no torneio. Temos que admitir que, como a comissão de atletas ainda estava “crua”, foi perdida a oportunidade de receber sugestões com relação aos critérios da seletiva, dentre outras questões de interesse de todos.

    Posteriormente, tivemos duas etapas nacionais da categoria Principal em Brasilia e Recife (POA tbem). Eu participei destas duas etapas e confesso que não fiquei satisfeito, tendo no Recife abandonado o meu jogo, na primeira rodada de simples, como forma de protesto. Se Brasília me desanimou, Recife foi o ápice. (apesar do meu protesto no Recife, eu mesmo realizei este ano no PR um torneio estadual que deixou a desejar, pois tinha muito vento, algo muito raro nos torneios realizados no PR em que os mínimos detalhes são verificados para a prática do badminton)

    Tanto na Etapa de Brasília quanto na do Recife, o Pedro Chen dialogou com os representantes da CBBd sobre as condições técnicas dos dois torneios. Foram feitas sugestões em Brasília,(houve uma iniciativa de um dirigente da CBBd em perguntar o que houve de errado e quais seriam as sugestões para melhorias),mas logo após a etapa do Recife o Pedro enviou um documento (com reclamações e sugestões) para outro membro da Comissão e este, acredito,repassou para a CBBd.

    Temos que reconhecer que a Comissão não atingiu um dos seus principais objetivos que é a de envolver a comunicação com os demais atletas representados por esta. Se eu não me engano, os membros da atual comissão são “temporários” e uma eleição já estava planejada para o início de 2011. É o que eu me lembro da época em que foi criada.Se desejarem antecipar, conversem com os membros atuais.

    A única coisa que eu gostaria de deixar bem claro é que a motivação da criação desta comissão de atletas foi a primeira punição feita ao atleta Luis Cereda no início do ano e, desta forma, houve um consenso sobre a necessidade de se ter representantes dos atletas para defenderem os interesses desses e buscar um diálogo com a CBBd sobre condições técnicas e de segurança nos torneios e resolver atritos entre atletas e a CBBd.

    Acredito que os problemas ocorridos nos últimos torneios e o corte da seleção do Cereda motivaram uma discussão ampla sobre as necessidades do badminton nacional, à procura de um consenso e um diálogo mais frequente entre atletas e a comissão de atletas (atual e futura.

    Respeitem os atuais membros da comissão de atletas e tenho certeza que estes estão sensibilizados em criar uma comissão de atletas definitiva, eleita pelos atletas e mais ativa. Eles fazem parte apenas de uma transição para um modelo ideal de gestão da comissão de atletas.
    Att,
    Emilio

    ResponderExcluir
  9. Lendo o comentário acima escrito por emilio, pessoa no qual respeito. Apenas enfatiza as nossas críticas.
    -Ele diz que foi convidado a entrar na comissão, um cargo na comissão de atletas não deve ser feito por convite e sim por eleição como já foi dito aqui, e por democracia terá de ocorrer.
    -O objetivo da formação desta comissão era para tentar resolver o caso do corte do atleta Luis Cerda, o que não houve resolução(pelo menos até onde eu sei). Mostrando a falta de produtividade desta comissao.
    -A comissão se pronunciou pela primeira vez com os demais atletas a poucos dias atrás depois de muitas críticas, através de um blog.
    -Ninguém nunca faltou com respeito com os atletas que compõem a comissão, apenas não concordamos com a forma que eles entraram lá deixando de lado mtos que queriam participar e a falta de produtividade deles.
    Reforço, por democracia tem de haver outra eleição e assim a comissao poder trabalhar de forma legal, na qual essa comissão não é legítima.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Emílio,
    Só para esclarecer:
    Na Hípica havia fisioterapeuta, o Thomas Araújo, que foi atleta do clube e sempre colabora conosco. Além disso diariamente no clube existe unidade móvel de atendimento com equipe médica.
    A Hípica é um dos melhores lugares do Brasil, se não o melhor para a realização de campeonato, até a aluminação do ginásio é mudada para não atrapalhar os atletas. Estacionamento, segurança, restaurantes, vestiários descentes são oferecidos pelo clube para atender a necessidade dos atletas e visitantes.
    Sabe que no início do ano foi ameaçado não ter qualquer campeonato nacional na Hípica? É só lembrar que demoraram um tempo grande depois que soltaram o calendário para preencher o local da seletiva. Sabe pq? Celso Wolf tentava barganhar a retirada dos processos que tenho contra ele na justiça pela sede do campeonato (já que sou funcionário deste). Claro que a Hípica, como clube sério que é não cedeu a este desmantelho, a esta falta de noção, e o mesmo teve que ceder.
    É assim que os gestores da CBBd determinam as sedes dos torneios, não há critério técnico, não há normas, só barganhas políticas... Infelizmente...
    Quanto à comissão de atletas, todos que ali estão merecem nosso respeito, contudo, por dignidade e respeitando o princípio democrático conseguido a duras penas no nosso país, ELEIÇÕES JÁ!

    VIVA O BADMINTON!

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  11. Prezado Tiago,

    a eleição para a comissão dos atletas é importante e tenha certeza que acontecerá, mas naquele momento foi criado às pressas para que um representante pudesse dialogar com a CBBd sobre a situação do Luis Cereda.Se fosse feita uma eleição, talvez demorasse meses até se decidir em qual campeonato que ocorreria a eleição.Eu observei aqui no Blog diferentes sugestões de campeonatos para ocorrer a eleição, com alguns dizendo que não podem votar neste ou naquele torneio. Até se decidir em qual torneio ocorrerá a eleição, já se passaram meses. Naquela ocasião, em Londrina, a situação do Cereda era recente e uma atitude tinha que ser tomada rapidamente. Quanto ao sucesso sobre a questão do Cereda, eu não sei como medir este sucesso, pois eu não sei a fundo o atrito entre ele e a CBBd ou o técnico da seleção. Talvez, naquele momento, a CBBd estivesse irredutível, mas com o tempo iria considerar o retorno do atleta. Não me envolvi com o processo, apenas soube que o Hugo questionou a CBBd sobre a punição (um membro da CBBd confirmou para mim na época que ele questionou e buscou uma solução). A comissão de atletas, no meu entender, não pode impor e garantir algumas exigências (com certeza pode impor e exigir condições técnicas e de infraestrutura nos torneios), mas quanto ao atrito entre atletas e a CBBd, provavelmente ser a mediadora e buscar uma solução. Nem sempre a solução será a que o atleta ou a comissão deseja.Tanto a CBBd quanto a comissão terão que ceder, muitas vezes.Se eu não me engano, a comissão havia montado um documento sobre as condutas sobre os atletas, visando facilitar e justificar a defesa destes diante da CBBd. Mas de fato, não veio a público. Com certeza houve falhas neste processo, mas houve de início uma boa intenção dos membros, mas que não conseguiram colocar em prática por diversos fatores.

    Quanto ao Luiz, peço desculpas por afirmar que não havia fisioterapeuta no torneio seletivo do PanJr, pois esta era a informação que me haviam passado na época, pois os atletas do Paraná utilizaram os serviços do fisioterapeuta da Badminton Mercês dizendo que não encontraram o da organização local. Talvez tivesse havido apenas uma falta de comunicação com os atletas sobre a disponibilidade do Thomas Araújo.

    Mas enfim, acredito que a comissão atual está a disposição de vocês para realizar as eleições sem problemas, visto que é de interesse deles mesmos que este processo ocorra.
    Att,
    Emilio

    ResponderExcluir
  12. Emílio só para esclarecer, a Comissão de Atletas não foi criada para resolver meu problema com a CBBd, pois a convocação para o torneio THOMAS CUP saiu no dia 18 de Dezembro de 2009 e o campeonato de Londrina foi em março. Me lembro ainda que a Comissão de Atletas na época era formada por Lucas Araujo e Hugo Arthuso.

    E Emílio eu entendo o que vc quer dizer, mais volto a afirmar, NÃO EXISTE COMISSÃO DE ATLETAS hoje. Ela não foi eleita.

    Luis Cereda

    ResponderExcluir
  13. Vamos supor a seguinte situação:

    - José: membro da Comissão de Atletas e número 4 do ranking nacional.

    - João: número 5 do ranking nacional

    João tem uma reclamação para fazer por conta dos critérios de convocação para um torneio em que só vão os 4 primeiros do ranking e procura a Comissão de Atletas para isso.

    VOCÊS ACHAM MESMO QUE O JOSÉ BRIGARIA POR ELE?

    Pensem à respeito de qual deve ser o formato ideal da Comissão de Atletas sem que haja uma coisa muito séria nesse país: CONFLITO DE INTERESSES!

    ResponderExcluir
  14. A Comissão de Atletas é um importante instrumento, porém a mesma deve ser eleita e todos os Estados filiados devem se posicionar quanto a participar ou não e fazer parte dessa votação. Não se pode fazer como foi falado anteriormente, ou seja, criar às pressas para "julgar" um atleta.

    Quem deve fazer isto ("julgar") é uma Comissão Disciplinar e em caso de não solução encaminhar ao Tribunal de Justiça Desportiva.

    Esse exemplo que o Lucas Araújo deu é bem interessante. Se os critérios para a eleição da Comissão não forem bem claros, pode haver sim uma grande inconsistência.

    Uma Comissão de Atletas bem organizada e estruturada com toda a certeza trará questionamentos e idéias interessantes, podendo levar à mudanças satisfatórias na organização e direcioamento do esporte.

    Manoel Gori

    ResponderExcluir