terça-feira, 5 de abril de 2011

A RESPOSTA!

Pessoal,

Há algum tempo atrás escrevi um texto aqui no blog com o título "Marketing nota 0". Neste texto comentava o fato da CBBd não possuir patrocínio, e concluí que a explicação para isso era o descaso da atual gestão.
Pois bem, passado um tempo, recebi o e-mail de um praticante e amante do Badminton aqui de São Paulo, e ele questionava o acessor de imprensa da CBBd o fato de não haver divulgações dos torneios estaduais no site da Confederação. A resposta de nosso acessor de imprensa demonstra o despreparo, a falta de respeito, a bagunça e a visão desta gestão!

Vou resumir os fatos:

O senhor Pedro Pahor envia um e-mail ao acessor de imprensa da CBBd questionando o fato de não ser publicado nenhuma nota sobre o torneio MASTER PAULISTA em Santos realizado há uma semana atrás.
A resposta do acessor foi que não era obrigação da CBBd postar eventos das federações, que eles estavam focados no Torneio de Cuba (2 notícias) e que só irá ser publicado coisas que interessem a CBBd (Badminton não interessa pra eles). Fora à falta de respeito com a palavas utilizadas pelo mesmo
("...afinal de contas você não é meu chefe e numa próxima oportunidade você pode ficar sem a resposta que tanto quer")

O senhor Pedro responde ao acessor:

Hilton,
Sobre sua última mensagem:
Acredito que a CBBd tem a obrigação de fazer o máximo para que o badminton apareça. Ao colocar a palavra Badminton no Google, o primeiro link que aparece é o da Confederação, antes mesmo do Wikipedia. No mundo de hoje, é essencial usar a internet da melhor forma possível. Também acredito que uma pessoa que esteja curiosa sobre o esporte deveria ter no site da CBBd um local para encontrar uma série de informações, constantemente atualizado, com notícias de todo o Brasil. Quanto a divulgar torneios estaduais, isso inclusive já aconteceu. A primeira vez que procurei algo na internet sobre badminton, achei uma matéria do final de 2007, destacando a etapa do ACENBO na recentemente fundada FEBASP.
Concordo que as federações têm a obrigação de publicar o que fazem, mas sendo o site da Confederação o mais acessado, este deveria reunir essas informações para mostrar que o badminton nesse país não se resume aos que jogam os torneios nacionais, internacionais ou participam das competições da CBBd.
Dizer que o foco estava no Giraldilla me parece uma mentira. Há duas notas no site sobre a competição, uma falando de quem os brasileiros enfrentam na primeira rodada e outra com as medalhas conquistadas. Acredito que todos os dias deveria ter algo de novo sobre o torneio, fotos, vídeos e entrevistas. Estar em Campinas certamente não é um obstáculo, pois a internet facilita tudo. No máximo, hoje já deveria haver fotos dos jogos dos brasileiro. Talvez uma entrevista com a Lohaynny, uma menina tão jovem e com tantos resultados legais. O Blogminton fez uma cobertura muito melhor e ainda de outras competições que o site da CBBd nem noticiou, como o Internacional da Áustria, onde a Lohaynny quase furou o quali e ainda teve a participação do Luis dos Santos, Alex T jong e a Luana.
Além disso, no domingo, você fez comentários na página da Tv Tribuna.com falando dos resultados dos brasileiros em Cuba e das ações da CBBd. Além disso, no e-mail que você me enviou, foi citado o comentário de um dos maiores atletas do país sobre o nível do torneio, que não contou com os jogadores que estavam em Cuba, mostrando que você acompanhou o evento.
Se alguns jogadores não estavam por estarem atrás de pontos no ranking mundial, isso não diminui a relevância do mesmo, que já está na quarta edição, a segunda transmitida e por ser algo diferente no badminton nacional, atraindo atenção para a modalidade e ainda premiando os jogadores.
Eu quero (e tenho certeza que não apenas eu quero isso) que a CBBD dê atenção ao que acontece no badminton brasileiro. Acredito que é obrigação sua, como Assessor de Imprensa da Confederação, falar de tudo e de todos no esporte. Se tiver uma competição numa cidade do interior do Espírito Santo, tem que noticiar; se o pessoal do Amapá fizer um evento lá, tem que divulgar; se fizerem um torneio estadual no Rio Grande do
Sul, no Rio de Janeiro, no Piauí, no Ceará, no Paraná ou um em São Paulo com mais 330 jogadores, tem que dar a notícia, colocar a tabela, fotos e o que mais der. Imagina que um cara do Globo.com tá pensando em fazer uma matéria sobre esportes “diferentes” e por algum motivo resolve fazer sobre o badminton. O cara vai lá no Google, pesquisa e acha o site da CBBd. Ele olha, procura e não acha uma notinha sobre o que acontece nos estados, só sobre o pessoal da seleção e ainda sim, pouca coisa e com pouca profundidade. Fica fácil desistir e ir atrás de outra modalidade.
No dia 29/11/2009, lhe mandei um e-mail falando sobre o II Festival de Badminton da USP. Você não publicou. Como coordenador do Universitário FEBASP/JUP, também lhe pedi para divulgar o a terceira edição do Universitário, no dia 06/09/2010. Você não me respondeu. Mandei também para o presidente Celso Wolf, que respondeu gentilmente que a nota seria colocada, desejando ainda um bom torneio. Nada foi publicado.
Curiosamente, no dia 23 de julho de 2009, foi colocado uma notícia sobre o primeiro torneio universitário, algo que ocorreu sem nenhum pedido para que isso acontecesse. Apenas esse fato vai contra o que você disse no começo de sua última mensagem, que o site da CBBd não publica nada sobre torneios estaduais.
Quanto a sua afirmação que “vai ser publicado no site da CBBd aquilo que for mais interessante para a CBBd e o Badminton nacional e não coisas que promovam algumas pessoas”, gostaria de saber o que você quis dizer sobre coisas que promovam algumas pessoas?
Quem são essas pessoas ou pessoa? Que “coisa” é essa? É o evento que aconteceu “tapete que ficou uma semana no shopping”? O problema certamente não deve ser ter sido em um shopping, já que em 27 de julho de 2009, o site da CBBd destacou a ocorrência, pelo “terceiro ano consecutivo, uma parceria entre a Federação de Badminton do Piauí e o Teresina Shopping possibilita a realização de atividades da modalidade no evento denominado Praia de Verão. Depois das duas primeiras edições, a deste ano confirmou o crescimento da modalidade em Teresina. Todos os dias crianças, jovens e adultos lotam as seis quadras montadas no estacionamento do shopping para jogar Badminton”. No texto, você faz uma referência ao presidente da FEBAPI, Francisco Ferraz. Essa citação não se enquadraria na categoria que você qualificou como “coisas que promovam algumas pessoas”.
Só para deixar claro, acho corretíssima a referência ao Ferraz e a todos que fazem o badminton acontecer no país. Acredito que o evento no shopping em Teresina deva ser divulgado, assim como o Master Paulista Cultura Inglesa, as 24 horas de Badminton no Amapá, o badminton em Timon no MA e evento de badminton no parque em Niterói/RJ, sendo que essas três últimas foram noticiadas por você.
Quanto aos agradecimentos em relação aos tapetes, no site da FEBASP consta que o tapete foi cedido pela Confederação (http://www.febasp.org.br/base.asp?id=325&cod=Febasp) e o Luis Manoel citou isso pelo menos uma vez, eu ouvi. Além disso, a CBBd tem que emprestar o tapete mesmo. Eles foram comprados com dinheiro público e devem servir ao esporte.
Agora, no final de sua mensagem você afirma que “vai ser publicado no site da CBBd aquilo que for mais interessante para a CBBd”. Ao ver isso entrei no site da CBBd e vi
uma notícia extremamente interessante e relevante ao badminton brasileiro, com título de “Badminton e Star Wars...tudo a ver!!!!”, que continha um link para um vídeo em que as raquetes foram substituídas por sabres de luz. Achei bem legal, mas ultrapassado, pois já tinha visto no Blogminton dois dias antes. Aliás, lá já tem uma nota sobre o Daniel Paiola no Li-Ning New Zeland International. E olha que o Nagato nem recebe pra fazer isso. Agora, dizer que esse vídeo é mais relevante que o primeiro FEBASP, o Master ou qualquer outro evento de badminton que ocorra no Brasil é demais.
Por fim, gostaria de dizer que jamais fui mal educado ou grosseiro com você. Tenho todos os e-mails que lhe mandei salvos e muitas vezes fui bastante elogioso, como quando você me respondeu sobre algumas questões minhas sobre o Brasil International.
Acredito que na postura de Assessor de Imprensa da CBBd, você foi no mínimo pouco profissional na forma como me tratou no meu último e-mail. Mando sua mensagem com cópia para o Celso para que ele tome conhecimento de como um funcionário da Confederação trata aqueles que o questionam. Estou pensando seriamente em passar a sua mensagem para outras pessoas também.

o acessor de imprensa responde:

O senhor fique a vontade e o vc não será o primeiro a me criticar (não tá nem aí para as críticas e não quer saber de melhorar) e diz para que o Pedro busque saber o que mais ele faz dentro da CBBd (no site a sua função é a de Acessor de imprensa)

e o Pedro para finalizar respnde:

Hilton Tenho conhecimento de que você realiza muitas funções dentro da CBBd, já vi
inclusive notícias que você foi vistoriar ginásios para receber competições nacionais e tenho certeza que faz muitas outras coisas na Confederação. Agora, o cargo que aparece junto ao seu nome é o de Assessor de Imprensa e por isso o cobrei especialmente em referência a isso, algo fundamental para que o badminton consiga uma maior visibilidade junto aos meios de comunicação. Em nenhum momento de minhas mensagens disse que você é incompetente para o esporte, algo que não digo por simplesmente não ter embasamento suficiente para isso. O que ressaltei é que, na minha opinião, o site da CBBd deveria ser melhor abastecido. Numa daquelas notas que você publica no final de cada ano, tenho certeza que já vi mensagens sugerindo que pessoas mandem material para você a fim de abastecer o site. Fiz isso algumas vezes e, na maioria delas, minha contribuição foi negada. Uma delas, em 06/09/2010, sobre o III Universitário FEBASP/JUP, o sr. Celso Wolf me respondeu o seguinte:

"Pedro, vamos colocar sim. Bom torneio!
Celso " Pouco depois, no dia 13/09 recebi outra mensagem do Celso, que dizia o seguinte:
"Prezado Pedro,
O email foi encaminhando ao Depto Tecnico para publicação.
Abs
Celso"

Até hoje nada foi publicado. Tentei ajudar e fui rejeitado sem nenhuma justificativa até a última segunda, quando você afirmou que "não publicamos nada em nosso site sobre torneios estaduais". A partir daí entendi a rejeição. A considero um absurdo e mentirosa, como esclareci no e-mail anterior. Nesse caso acima, o Presidente garantiu que a nota seria divulgada e não foi. A ordem não chegou a você, você a ignorou o simplesmente esqueceu? Conforme o próprio estatuto da entidade, a Confederação Brasileira de Badminton tem a função de administrar, dirigir, controlar, difundir e incentivar o badminton por todo o país. Por não conhecer a fundo o funcionamento da CBBd, foco meu comentário naquilo que posso observar mais de perto. Nesse ponto, a divulgação da modalidade poderia ser melhor feita facilmente. Uma medida que talvez facilitasse seria a criação de uma ferramenta que permitisse que cada federação publicasse diretamente seus campeonatos, cursos e demais ações diretamente no site. Por último, não tenho interesse nenhum em seu cargo. Trabalho e teria dificuldades para fazer o trabalho que acho que deve ser feito, mas acredito que daria tranquilamente para fazer mais do que se tem feito ultimamente.

Agora podemos ver o pq de não termos patrocínio. Imagine um empresário sendo tratado desta maneira pela Acessoria de Imprensa da CBBd...

VIVA O BADMINTON!!!!

Luis Cereda

15 comentários:

  1. ALGUMAS MATERIAS JA PUBLICADAS NO SITE:

    - A MAE DO ANO
    - PARABENS A TODAS AS MULHERES PELO SEU DIA
    - ESTOU DE FÉRIAS
    - CHOCOLATE NA DOSE CERTA SIGNIFICA PRAZER SEM CULPA
    - ATLETAS DO BADMINTON ENCONTRAM GIGANTES DO BASQUETE EM PORTO RICO

    TA BOM JA NE... MAS SE QUISEREM MAIS É SÓ PROCURAR NO SITE DA CBBD...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai... isso realmente importa e vai de encontro a filosofia da CBBd (RELAXO, BRINCADEIRA, PALHAÇADA)

    ResponderExcluir
  3. Oloko, fiquei abismado com a conversa publicada !
    mesmo não praticando mais badminton ainda me interesso pelo rumo do esporte, e estou bem feliz que o esporte vai ter uma nova admistração, estou torcendo bastante que venha uma galera mais competente, oportunidades de crescimento o esporte tem de sobra, falta apenas pessoas que façam acontecer !

    ResponderExcluir
  4. Vamos abastecer o site com o Badminton Jedi isso é muito mais interessante do que torneios estaduais , torneios com premiação , a pesquisa do Clube SAC e outras coisas mais .
    As diferenças pessoais existem em todos os esportes não se restringe apenas ao badminton, mas quando somos profissionais comentamos sobre tudo, afinal é um funcionário público a serviço do esporte não se esqueça disto a todos que irão ou estão trabalhando para o esporte.
    Abraços aos amantes do Esporte em especial o Badminton
    “VIVA O BADMINTON”

    ResponderExcluir
  5. Outras matérias de extrema relevância para o badminton nacional foram publicadas referentes à:
    - Jogadores de badminton que encontram sósia de Roberto Carlos
    - Jogadores de badminton que fazem pagode no aeroporto
    - Jogador de badminton que paga promessa em aparecida do Norte
    - Mulher do assessor de imprensa que dá dicas de nutrição
    - Badminton Jedi
    - Piloto de F1 também é adepto do badminton

    É brinacadeira... Colocar isso e deixar de lado um torneio importante com premiação e transmitido ao vivo, um torneio universitário dentro da maior faculdade de educação física e esportes do país é provar que a imprensa desta entidade foi parcial, política e incompetente.

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  6. Só pra ficar mais claro, abaixo está o primeiro e-mail que mandei e a resposta do Hilton, o que levou a mensagem do post
    __________

    On Seg 28/03/11 10:08 , Pedro Pahor pedropahor@bol.com.br sent:

    Hilton,

    Gostaria de saber a razão de não ter sido nada publicado no site da CBBd sobre o I FEBASP e o Master de Badminton, que aconteceu nesse último fim de semana, sendo que esse último teve até as finais transmitidas pela internet.

    Atenciosamente,
    Pedro Pahor


    Em 28/03/2011 11:26, Hilton < imprensa@badminton.org.br > escreveu:
    Pedro

    Era obrigação da CBBd publicar algo? Mas para esclarecer...não publicamos nada em nosso site sobre torneios estaduais......isso é obrigação de cada federação.

    Segundo...sobre o Master, nós estavamos focados nos atletas que estavam representando o Brasil em outro país (CUBA) e não num torneio estadual, promovido por uma Federação Estadual, cujo torneio foi considerado fraco por um dos maiores atletas do país em entrevista dada ao vivo.

    Olha.....não sei o que você pretende em querer ficar me pautando ou mesmo querendo que a Confederação publique coisas da Febasp.

    Quero que você saiba que isso não vai acontecer....vai ser publicado no site da CBBd aquilo que for mais interessante para a CBBd e o Badminton nacional e não coisas que promovam algumas pessoas.

    Além disso, não lembro de ter visto nas entrevistas nenhum agradecimento à CBBd pelo empréstimo do tapete que ficou uma semana no shopping.

    Aproveitando que você é tão ligado a Febasp, pode me dizer que horas vai chegar o tapete hoje em Campinas uma vez que estou precisando do mesmo para levar ao Piauí.

    Para finalizar, gostaria de pedir que quando mandar e-mail para mim que me dirija coisas que realmente interessam à CBBd e por favor, tome cuidado com o tom de seu e-mail, afinal de contas você não é meu chefe e numa próxima oportunidade você pode ficar sem a resposta que tanto quer.

    Tenha um bom dia.
    Hilton

    ResponderExcluir
  7. Nossa...
    Não é possível que este sujeito escreveu isso...
    Torneio fraco???
    Moretti, Pit, Kumasaka... quanto menosprezo...

    Luiz de França

    ResponderExcluir
  8. nível tava fraco? fraco tava o nivel do torneio de cuba que teve neguinho que perdeu pro suriname rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Péssimo comentário do querido assessor.
    Tratar com menosprezo atletas que sempre trazem medalhas e pagam para defender seu país só demonstra o despreparo do cidadão.
    Vergonha total...

    ResponderExcluir
  10. Classificados:

    - Vendo um sabre jedi para prática de badminton marca yonex semi-novo usado por Luke Skywalker no All England 2011, fabricado numa galáxia muito, muito distante. Valor a combinar. Tratar com Jar Jar Binks.

    Grato.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tá aí... um belo exemplo de como agregar cada vez mais praticantes ao esporte...

    Viva o nosso badminton, não o badminton desses caras ai...

    ResponderExcluir
  13. Luis, tudo bom?

    Trabalho na TV Record e tenho um blog sobre esportes olímpicos www.brasilemlondres2012.blogspot.com

    Gostaria do seu contato para marcarmos uma entrevista para o blog!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Queria só publicar um detalhe aqui.
    Sem atacar, nem defender ninguem, mas é algo que ficou mal interpretado por todos.

    No final do jogo de Dupla masculina em que Eu e o Kuma ganhamos do Victor Moretti e Léozinho, houve uma entrevista ao vivo para todos que assistiam o torneio para a televisão local.

    Na entrevista, a reporter perguntou ao Kuma, como ele avaliava o nivel do torneio.
    A resposta do Kuma foi de que "o torneio estava um pouco fraco porque tinham alguns atletas integrantes da seleção Brasileira no Exterior jogando torneios (tanto em Cuba quanto malasia)."
    A parte a seguir foi o que ele realmente tentou expressar.
    E por isso ele achou o torneio um pouco mais fraco do que poderia ter sido se todos estivesse jogando o Masters.

    Isso ficou mal interpretado porque obviamente não foram essas as palavras do Kuma, mas emfim... só gostaria de esclarecer esse assunto para o pessoal do MUDABADMINTON e para todos que pensam que falaram que o torneio Masters foi fraco porque um dos melhores jogadores do nosso país "disse" isso na televisão.

    Era só isso.

    Toledo

    ResponderExcluir